Preparando a sua empresa para vender na internet



Vender pela internet não é somente você anunciar um produto em algum site de comércio online. A sua empresa deve ter uma estrutura adequada para realizar a encomenda dos pedidos, entregar com agilidade, realizar a pós-venda e outros.

Por isso, é necessário estar atento ao que fica na “Frente do balcão” e o que fica “Atrás do balcão”

A Frente do balcão é a parte frontal da empresa, a frente do seu “balcão” visível pela clientela.

O Atrás do balcão é o conjunto de processos internos da empresa, que ficam “atrás do balcão”: produção, logística, estoque, venda, contabilidade, gestão dos recursos humanos, etc. Esta parte também trata do conjunto das partes do sistema de informação às quais o usuário final não tem acesso. É essencial ela estar bem alinhada para você partir para o comércio online.

Trabalhando em uma loja física e pela própria experiência, você já lida com tranquilidade com todas as etapas do negócio, desde a escolha do produto até a pós-venda. Mas se você tiver de fazer todos esses processos pela internet, como fazer?

Preste atenção na sequência para ver como monitorar todo o caminho realizado durante a compra de um produto pela internet.


1 – Escolha do produto: internauta acessa o site e define qual o produto que pretender adquirir.
2 – Pedido de compra: consumidor confirma por meio do site que deseja comprar aquele produto.
3 – Recepção do pedido: o administrador do site recebe a informação de que um internauta solicitou a compra de um determinado produto.
4 – Financeiro: setor responsável pelas cobranças é acionado para dar sequência ao pagamento na forma que foi solicitada pelo internauta no ato de compra.
5 – Validação do pedido: após serem verificadas as informações referentes ao pagamento, o vendedor dá como certa a realização da compra.
6 – Cliente recebe validação: é enviada uma mensagem ao comprador para informá-lo de que seu pedido foi recebido e em breve será realizada a entrega.
7 – Estoque/Compra: a empresa que vende os produtos busca no estoque o bem solicitado ou – se vende em consignação - entra em contato com o fornecedor para suprir a compra do internauta.
8 – Expedição: a embalagem deve estar adequada às características do produto para o mesmo não sofrer danos no transporte.
9 – Transportadora: o produto é entregue por um terceirizado. Atualmente, 70% desse mercado são dos Correios.
10 – Cliente recebe produto: a mesma transportadora efetua a entrega para o comprador e certifica formalmente o recebimento.
11 – Pós-venda: a empresa que vendeu o produto entra em contato com o comprador para que seja feita uma avaliação da compra, para registro de melhorias e fidelização.


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