Para todos os interessados em consultar como anda o seu cadastro no Serasa ou no SPC, devem aguardar mais um pouco, pois um projeto de lei está em andamento para liberar o acesso gratuito dos cidadãos ao seus documentos nestes órgãos citados. Os consumidores que têm o nome inserido no SPC ou Serasa poderão ter acesso gratuito pela internet às informações sobre eles arquivadas em cadastros de consumo. Ao menos é o que propõe o Projeto de Lei do Senado 470/2011.
Até que está lei seja aprovada você deve seguir alguns passos bem simples para consultar nome sujo no Serasa. Basta ir pessoalmente até um dos pontos de atendimento e fazer uma requisição para a busca de informações sobre seu nome no banco de dados do sistema. Para dar continuidade é preciso que você leve o seu CPF original e também RG ou cartão profissional, ambos originais.
O SPC (Serviço de Proteção ao crédito) é uma empresa privada que não disponibiliza ao público gratuitamente se o seu nome está no sistema. Para fazer consulta ao SPC é necessário ser associado ao serviço, como bancos, farmácias e outros. Existem algumas empresas conveniadas que disponibilizam um telefone para contato além de forma de contato via internet para que façam sua consulta junto ao SPC e Serasa cobrando apenas uma pequena taxa administrativa.